Núcleo de Desenvolvimento Rural da Estação Conhecimento de Arari realiza oficina sobre alimentos biofortificados

O Núcleo de Desenvolvimento Rural da Estação Conhecimento de Arari, promoveu a oficina “Biofort – Insegurança Alimentar X Alimentos Biofortificados: Cultivando Comida Segura”. Realizada no dia 5 de julho de 2024, a ação reuniu comunitários participantes do grupo de referência em Biofort com o objetivo de discutir a insegurança alimentar e os impactos na nutrição, além de destacar a importância dos alimentos biofortificados na redução desse problema.

Os alimentos biofortificados são essenciais para combater a insegurança alimentar, pois possuem níveis mais elevados de vitaminas e minerais, como ferro, zinco e vitamina A. Esses nutrientes são cruciais para o desenvolvimento saudável, especialmente em comunidades que enfrentam desafios nutricionais. O principal objetivo é aumentar os teores de vitaminas e nutrientes em alimentos tradicionalmente consumidos e contribuir para a segurança alimentar e nutricional.

 

Durante a oficina, a nutricionista Kyannia Girard abordou o tema da insegurança alimentar e seus efeitos na saúde e nutrição das pessoas. Ela explicou como a biofortificação de alimentos, um processo que aumenta o conteúdo de micronutrientes nas culturas alimentares, pode ser uma solução eficaz para minimizar a insegurança alimentar.

 

Na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) da EC, os participantes puderam colocar a mão na massa, preparando e degustando um purê de batata-doce biofortificada. Essa atividade permitiu que os participantes compreendessem de forma concreta os benefícios dos alimentos biofortificados e como eles podem contribuir para uma alimentação mais segura e nutritiva.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support