No dia 21 de junho, a Estação Conhecimento recebeu 24 (vinte e quatro) crianças e adolescentes da Associação Famílias Atípicas de Arari (AFAA), acompanhadas por seus responsáveis, para imersão em práticas educativas focadas no esporte educacional.
Antes de iniciar as atividades, todos se reuniram, em círculo, para explicações detalhadas de como seria a tarde, criarem combinados e conhecerem previamente as atividades planejadas. Essa abordagem foi especialmente importante para garantir previsibilidade e segurança para o grupo. Para as crianças menores, a participação ativa dos responsáveis foi incentivada, reforçando a sensação de segurança.
Na quadra, as crianças participaram de circuito de habilidades, que incluiu atividades de diversão, socialização e interação. Essas atividades foram projetadas para promover o aprendizado de coordenação global e o desenvolvimento de habilidades corporais por meio da prática desportiva.
Na piscina, as atividades incluíram a entrada segura pela escada lateral, exercícios de alongamento e saltos, uso de pranchas, técnica de fazer bolhas na água e mergulho através de bambolês. Essas práticas, além de divertidas, visaram desenvolver habilidades como coordenação motora grossa e fina, além de aprimorar a comunicação, socialização, habilidades emocionais e cognitivas como atenção, concentração e criatividade.