Em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao longo do mês, a Estação Conhecimento intensificou as práticas educativas focadas referentes ao tema. Mobilizando atendidos e colaboradores, os encontros promoveram momentos de discussões que priorizaram a prevenção à violência por meio da informação.
Com os atendidos, as ações envolveram sequências didáticas direcionadas, com abordagem dinâmica e lúdica para as crianças menores. Para os adolescentes e profissionais, foram organizadas rodas de conversa que não só informaram, mas também forneceram embasamento teórico e prático para lidar com essas questões sensíveis de maneira apropriada às diferentes faixas etárias.
Um dos recursos utilizados nas atividades foi a leitura do livro “Fifi e Pipo” da autora Caroline Arcari. A história serviu como ponto de partida para discussões e reflexões, complementadas por vídeos informativos e práticas ecológicas, como o plantio de sementes de girassol. Além disso, os participantes se engajaram em produções musicais relacionadas ao tema, jogos de tabuleiro educativos e a criação de cartazes informativos utilizando semáforos como símbolos de alerta.
As discussões destacaram a importância sobre os diferentes tipos de toque, ajudando a distinguir entre contatos apropriados e inapropriados. Foi dado atenção à identificação de possíveis situações de abuso e exploração, fornecendo às crianças e adolescentes o conhecimento necessário para reconhecer e se proteger dessas situações, além de saber como buscar ajuda e denunciar casos de violência.