A Estação Conhecimento através do Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR), e em parceria com a EMBRAPA, realizou no dia 25 de abril, o primeiro encontro do Ciclo Formativo em Mandiocultura. Esta iniciativa, tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades, bem como, possibilitar ampliação do repertório formativo essencial para o cultivo da mandioca.
Durante as atividades do ciclo formativo, os participantes somaram conhecimento sobre os conceitos fundamentais da mandiocultura, desde suas características botânicas até as práticas recomendadas de plantio e manejo, além de técnicas para produzirem o produto final, que seria uma farinha de qualidade. Por meio de palestras, oficinas, demonstrações práticas, e assistência técnica, os agricultores serão capacitados a implementar técnicas eficazes em suas propriedades, aumentando assim a produtividade e a qualidade de seus cultivos.
A parceria com a EMBRAPA fortalece ainda mais este projeto, proporcionando acesso a pesquisas científicas e tecnologias inovadoras no campo da mandiocultura. Com o apoio de especialistas renomados, os participantes estão acessando informações atualizadas e orientações práticas para otimizar seus cultivos e superar desafios comuns enfrentados na produção de mandioca.
Esta iniciativa, faz parte das ações do Eixo Inclusão Produtiva e Inovação, e tem como objetivo promover a inclusão socioeconômica de produtores e produtoras rurais por meio do fortalecimento de atividades agrícolas tradicionais.