No dia 14 de abril, estudantes das escolas estaduais e particulares de Arari e Vitória do Mearim participaram da 1ª Roda de Diálogos do Projeto Vestibulando, com o tema “Matemática e Física: simetria conectada”. Essa iniciativa marca o início de um novo formato para as rodas, que agora ocorrerão duas vezes por mês, abordando temáticas relevantes para os alunos e relacionadas às aulas ao vivo.
A novidade deste ano é que as rodas de diálogo serão realizadas diretamente nas escolas dos estudantes, proporcionando maior proximidade e envolvimento. Na primeira roda, realizada pela manhã no IEMA Pleno, em Vitória do Mearim, e à tarde no Colégio Arariense, em Arari, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma programação diversificada e experimental.
A abertura do evento contou com a participação dos pais e responsáveis, que deram as boas-vindas aos estudantes e ressaltaram a importância da ação para a ampliação de conhecimentos e o fortalecimento dos projetos de vida dos jovens.
Em seguida, os professores Carlos André (Matemática) e Eldair José (Física) conduziram uma aula dinâmica, destacando questões relevantes para os vestibulares. Uma das atividades foi a experiência da “Caneca Assustadora”, na qual os estudantes puderam observar na prática conceitos como transformação de energia, conservação da energia mecânica e força de atrito, entre outros.
Ao todo, 210 estudantes participaram do evento, que contou com parcerias importantes das escolas estaduais de Arari e Vitória do Mearim. A iniciativa do Projeto Vestibulando, inserida no Eixo Juventudes, visa preparar os estudantes para os desafios do vestibular e promover uma educação mais interativa e envolvente.