Entre os dias 01 e 03 de abril, o Centro de Eventos de Arari foi palco do evento “Autismo: me permita ser” promovido pela Estação Conhecimento de Arari. O encontro reuniu profissionais da educação e da saúde, pais/responsáveis atípicos, bem como as próprias crianças e adolescentes, com o propósito de discutir e compartilhar experiências sobre o autismo. Com a participação de mais de 400 pessoas ao longo dos três dias, a iniciativa ofereceu uma diversidade de atividades e palestras com o intuito de fomentar a discussão sobre inclusão. As ações dialogam com a campanha nacional e dia mundial do Autismo, comemorando em 02 de abril.
Durante três dias, o evento proporcionou uma série de atividades, incluindo rodas de conversa, palestras, oficinas e vivências pedagógicas. O destaque do primeiro dia foi a discussão sobre o processo de inclusão e a análise do comportamento aplicada. No segundo dia, a palestra abordou uma perspectiva diferenciada sobre o autismo, seguida por oficinas de nutrição e música. O evento encerrou com o lançamento do livro “Cordel do Autismo” e palestra com a escritora e mãe atípica Tereza Cristina Santos, além de oficina de autocuidado e vivência pedagógica no teatro. A programação foi inspirada nas experiencias pedagógicas implementadas pela instituição nos últimos 3 anos, período que incrementou sua atuação, aumentando oferta de vagas para crianças e adolescentes deficientes, disponibilizou transporte adaptado e inaugurou o espaço de integração sensorial, denominado Universo Sensorial.
O evento proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre o autismo, contribuindo para uma maior conscientização e compreensão na comunidade de Arari. A iniciativa reforçou a importância da inclusão e do respeito à diversidade, promovendo um ambiente mais acolhedor e preparado para receber e apoiar indivíduos com autismo e suas famílias.