No último dia 29 de agosto, a Estação Conhecimento de Arari promoveu o terceiro encontro do Projeto de Vida 2023, dedicado à juventude da EC Arari. Com o tema “Muito além do zap – Comunicação e Relacionamento”, o encontro destacou a importância da comunicação eficaz e como ela transcende as interações cotidianas, influenciando a construção de carreiras profissionais e trajetórias pessoais bem-sucedidas.
A abertura do evento foi marcada por apresentações singulares das vestibulandas Aline Lima Maciel e Letícia Cardoso de Souza. Aline encantou a todos com sua interpretação da música “Não Quero Dinheiro, Só Quero Amar”, de Tim Maia, enquanto Letícia trouxe a poesia da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o palco. Esse momento inicial ressaltou a diversidade das formas de comunicação e a valorização da expressão pessoal.
O evento também abordou temas como ruídos de comunicação, história de vida como influência na compreensão do mundo, empatia, linguagem corporal e língua de sinais. Os jovens foram incentivados a explorar e aprimorar suas habilidades de comunicação em todas as suas dimensões, desde a linguagem verbal até as expressões não verbais.
A oficina, realizada pela Pedagoga Rosana Fernandes e pela Terapeuta Ocupacional Teila Lima (ambas da EC Arari), nos turnos matutino e vespertino, reuniu jovens atendidos pela EC Arari com idades a partir dos 17 anos. Sob a orientação da equipe Multi e em com a colaboração dos educadores, os participantes foram imersos em uma jornada de aprendizado abrangente. A dinâmica incluiu atividades de grupo, exploração dos diversos tipos de comunicação – verbal, não verbal, escrita e visual – e discussões sobre a importância de uma comunicação clara e eficaz em diversos contextos.
“A oficina de Comunicação se insere na frente de atuação do Projeto de Vida da EC Arari, que busca fomentar o pensamento crítico e criativo nos adolescentes, além de desenvolver habilidades socioemocionais e autoconhecimento”, ressalta Joversina Martins, Coordenadora Pedagógica da Estação Conhecimento. A metodologia em trilhas, dividida em três fases – Despertar, Conhecer e Escolher – visa a preparar os jovens para decisões profissionais fundamentadas e bem-informadas.
O Projeto de Vida da EC Arari tem como alicerce o compromisso de empoderar os jovens, oferecendo ferramentas para a escolha de carreiras e incentivando a construção de um futuro significativo e alinhado aos valores pessoais. A oficina de Comunicação representa mais um passo nessa jornada, capacitando os jovens para o mercado de trabalho e para uma vida plena e conectada com a sociedade.
Com a oficina de Comunicação, a instituição destaca sua missão de preparar os jovens para um futuro promissor, onde as habilidades de comunicação desempenham um papel crucial na conquista de objetivos pessoais e profissionais.