Na última sexta-feira (7) educadores da EC Arari visitaram herbário, meliponário, laboratório de genética e Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) da Universidade Estadual do Maranhão, na intenção de inspirar suas propostas educativas do segundo semestre.
A visita reuniu educadores representantes dos programas de Cultura, Multiletramento, Esporte educacional e Educação do campo, e representante do Núcleo de Desenvolvimento Rural da EC, para conhecer espaços e atividades que conversam com o tema do projeto integrador da EC Arari no segundo semestre: Nossa terra!
O Projeto Integrador faz parte do currículo da EC Arari e acontece semanalmente, quando todos os programas desenvolvem práticas pedagógicas que trabalham um tema selecionado. Neste segundo semestre o tema será “Nossa Terra”, voltado para a cultura, os costumes, a fauna e a flora do território maranhense, com enfoque também no potencial da agroecologia.
O projeto estimula aprendizagens como pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, responsabilidade e cidadania, por meio de metodologias ativas, estratégias inovadoras e uso de materiais para a cultura do aprender fazendo.
Com o objetivo de adquirir conhecimentos para embasar a construção do tema integrador os educadores exploraram no herbário sua função e como acontece o processo de coleta, secagem, identificação e armazenamento dos espécimes vegetais. Já no NEAPO, o grupo aprofundou os conhecimentos nas práticas agrícolas da agroecologia, como uso de repelentes biológicos, compostagem da folha de bananeiras, recuperação do solo e outras.
Na visita ao espaço do meliponário observaram abelhas no processo organizativo da colmeia e a retirada do mel com seringas. E, por fim, no laboratório de genética presenciaram o processo de reprodução in vitro de vegetais com a finalidade de conservar espécies ameaçadas e outros procedimentos.
O grupo visitante terá a função de replicar as aprendizagens com os demais educadores e juntos revisarão o planejamento do projeto com o objetivo de ampliá-lo, tornando-o mais completo e potente na garantia das aprendizagens supracitadas.