Universo Sensorial foi o nome escolhido para a sala de recursos multifuncionais da Estação Conhecimento de Arari, inaugurada nesta sexta-feira (4).
A inauguração foi realizada em formato de Workshop e contou com a presença de parceiros da rede pública: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Educação de Arari, e dos educadores e equipe multiprofissional da EC Arari.
Ao longo do Workshop, abordou-se diversas temáticas dentre elas a função da sala multifuncional, a sensibilização para o atendimento e o percurso percorrido desde a idealização do novo espaço. Após o primeiro momento expositivo o Universo sensorial foi explorado pelo público, que puderam experimentar diretamente os equipamentos e recursos disponíveis.
Esse espaço surge no intuito de complementar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes inclusas na EC Arari e ampliar os serviços ofertados pelos órgãos municipais de Arari.
SAIBA MAIS
Entende-se como uma das ferramentas que compõem o Plano de Inclusão da instituição: maior inserção de crianças, adolescentes e colaboradores com deficiência, capacitação de colaboradores, adequação dos espaços e do currículo, entre outras ações.
Ao incluir pessoas com deficiências na EC Arari, o Universo Sensorial promoverá o acolhimento individual e em grupo envolvendo os saberes dos programas educacionais e equipe multiprofissional.
A ideia é que o acompanhamento desse público não fique restrito à sala e nem a sala restrita ao público, portanto, propõe-se que o(a) atendido(a) continue a rotina do currículo EC Arari e que a sala seja palco das práticas e outros atendimentos já realizados na instituição.
O universo sensorial pode ser visto como parte de um conjunto de ferramentas que visam o desenvolvimento físico, intelectual, emocional, cognitivo, cultural e social dos indivíduos atendidos pela Estação Conhecimento de Arari.