Enquanto as atividades ocorrem à distância, o Programa de Cultura da Estação Conhecimento de Arari idealizou mais uma forma de suporte aos atendidos: oficinas culturais online ofertadas pelo Projeto som e movimento.
O projeto compõe o conjunto de ferramentas potencializadas pela EC Arari durante a pandemia para assegurar o desenvolvimento integral dos atendidos. “Som e Movimento” é uma proposta voltada especialmente para os adolescentes de 12 a 18 anos inscritos na EC Arari, que tem como objetivo fortalecer e valorizar a cultura local, inserindo no conteúdo grandes referências que compõem a cultura arariense.
Dividido em duas turmas, matutino e vespertino, explora as linguagens de teatro, música e dança através de três módulos. Com duração total de dois meses e meio, os encontros acontecem duas vezes por semana.
Os participantes possuem familiaridade com o conteúdo abordado já que são continuamente trabalhados nas práticas pedagógicas da organização. No entanto, no projeto, as temáticas são experimentadas de maneira mais intensiva e específica – introdução à flauta e violão na música; improvisação, dicção, texto, interpretação e foco no teatro; imersão em danças culturais ararienses, experimento coreográfico e fluxo e energia na dança, são alguns dos conteúdos apreciados.
O projeto que iniciou em setembro, tem previsão de finalização no mês de dezembro com a apresentação de um espetáculo artístico, montado pelos próprios participantes, utilizando dos elementos trabalhados nas oficinas.