- Data do evento:
- 18/10/2024
No dia 18 de outubro de 2024, o Núcleo de Desenvolvimento Rural da Estação Conhecimento de Arari realizou uma oficina sobre o manejo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s). O evento, que contou com a participação de comunitários atendidos e teve como principal objetivo capacitar os participantes no cultivo, identificação e uso dessas plantas, vistas até então como ervas daninhas, promovendo a diversificação alimentar e o aproveitamento de espécies nativas da região.
Conduzida por pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a oficina foi dividida em duas etapas. Na parte teórica, foram abordados temas como identificação das PANC’s, reconhecimento de diferentes espécies, suas características nutricionais e formas de uso na alimentação. O foco foi capacitar os participantes para identificar plantas pouco conhecidas, porém de alto valor nutritivo, e assim expandir as opções alimentares com alternativas mais saudáveis e acessíveis.
Na etapa prática, os participantes utilizaram a unidade demonstrativa de PANC’s, onde puderam aplicar os conhecimentos adquiridos. Eles conheceram técnicas de cultivo e manejo adequado das plantas, fundamentais para garantir o sucesso no plantio dessas espécies. A prática foi essencial para consolidar os conceitos discutidos e mostrar como essas plantas podem ser cultivadas em hortas comunitárias ou pequenos espaços domésticos, garantindo uma fonte sustentável de alimentos.
Incentivando o uso consciente das PANC’s, a iniciativa também promove a segurança alimentar. Além disso, contribui diretamente para a diversificação do cardápio das famílias envolvidas, ampliando suas opções de alimentos saudáveis e sustentáveis. A oficina, sobre o cultivo e manejo dessas plantas reforça a importância de práticas agrícolas que valorizam a biodiversidade regional e garantem uma alimentação mais nutritiva e acessível, possibilitando que as comunidades possam ter mais autonomia na produção de alimentos.