Atendidos da Estação Conhecimento de Arari participam de aula de campo sobre o Babaçu

No dia 3 de outubro, a Estação Conhecimento de Arari, por meio do Projeto Integrador, promoveu imersão na comunidade de Gancho, em Arari – MA, com foco no trabalho das quebradeiras de coco babaçu. A atividade proporcionou aos atendidos da turma Germinar – crianças de 9 a 10 anos, a oportunidade de vivenciar e compreender as práticas tradicionais e os processos produtivos associados ao coco babaçu.

O Projeto Integrador tem como objetivo unir diferentes áreas do conhecimento, promovendo a integração entre ciência e quotidiano. Neste semestre, a temática “Babaçu: Da Pindoba ao Coco” foi escolhida devido à importância da palmeira para o território de Arari e às suas múltiplas contribuições econômicas, sociais e culturais.

 

Durante a aula de campo, os alunos participaram da colheita e quebra dos cocos, processo essencial na produção de derivados como o azeite e o mesocarpo. Além das atividades manuais, os participantes entrevistaram as quebradeiras de coco, ouvindo suas histórias de vida e conhecendo suas trajetórias de luta e trabalho. Esses relatos servirão como base para a produção de biografias, enriquecendo o aprendizado teórico.

A imersão proporcionou aos atendidos entender a importância do coco babaçu para a subsistência das famílias locais e o papel fundamental das mulheres na preservação dessa tradição. A experiência prática oferecida pelo Projeto Integrador vai além da teoria, permitindo aos atendidos aplicar os conteúdos aprendidos em contextos reais e promover o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico e valorização da cultura local.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support