Parceria entre Vale e Embrapa impulsiona inovação agrícola e tecnológica nas comunidades de São Luis e Itapecuru Mirim

LA Vale e Embrapa Cocais estabeleceram uma parceria estratégica visando à transferência de tecnologias rurais inovadoras para impulsionar a produção de alimentos e promover a segurança alimentar em comunidades rurais. A iniciativa, que terá como instituições implementadoras o Instituto Formação e a Estação Conhecimento, tem como objetivo beneficiar diretamente 1000 famílias no Maranhão, divididas entre São Luís e Itapecuru Mirim, nessa última, a EC inaugurou recentemente seu escritório, que servirá como ponto de apoio para o grupo de trabalho do Acompanhamento Familiar Multidimensional, atuando em comunidades rurais da cidade.

LDurante o evento, foram apresentadas tecnologias sociais desenvolvidas pela Embrapa, como o Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar (CRIAF), popularmente conhecido como Roça Sustentável. Esse conjunto de práticas agrícolas tem o objetivo de diversificar a produção e otimizar a produtividade de diferentes culturas agrícolas, promovendo uma abordagem sustentável.

 

A parceria também envolverá a transferência de tecnologias como o Sisteminha, que utiliza a piscicultura como motor de um sistema integrado para a produção de alimentos, promovendo benefícios econômicos e sociais. Além disso, foram apresentadas técnicas de processamento da mandioca, manejo de açaizais nativos, clorador e fossa séptica.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support