Participação Social: EC Arari realiza encontro com Líderes Comunitários em Itapecuru Mirim

Dando continuidade às atividades do Eixo Desenvolvimento Rural em Itapecuru Mirim, a Estação Conhecimento, por meio do Projeto Acompanhamento Familiar Multidimensional, realizou no dia 16 de fevereiro, o Word Café com líderes das comunidades quilombolas: Oiteiro dos Nogueiras, Jaibara dos Nogueiras, Pedrinha Clube de Mães e Canta Galo. A iniciativa visou a construção coletiva do escopo do projeto para 2024, abordando dimensões cruciais como renda, infraestrutura, educação, saúde e nutrição. Essa abordagem permitirá que as ações desenvolvidas atendam de forma mais eficaz às necessidades dessas localidades.

Dentre as questões abordadas durante o Word Café, a identidade cultural das comunidades, foi um dos pontos altos. Cada comunidade abordou como acontecem os festejos, danças tradicionais, culinária e a contribuição da juventude para a preservação de sua identidade quilombola. E foi a partir dessa temática e da necessidade de ofertar atividades em consonância com as características locais, que a EC Arari ofertou, à equipe que apoiará o desenvolvimento das ações, o estudo criativo sobre documentos quilombolas com ênfase na luta antirracista. Esse compromisso com a compreensão aprofundada do tema visa contribuir para a qualidade das ações a serem executadas em Itapecuru-Mirim.

Sobre o projeto…

O Projeto, que integra tecnologias rurais do Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR) e as ações do Acompanhamento Familiar Multidimensional, busca fortalecer os vínculos com as comunidades tradicionais e promover ações que impactem positivamente nas dimensões essenciais da vida cotidiana, dentre elas: saúde, educação, nutrição infraestrutura e renda.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support