Estação Conhecimento realiza CarnaEC 2024 com o tema: Cuidado e Diversão

No período de 05 a 08 de fevereiro, a Estação Conhecimento de Arari promoveu uma semana de atividades voltadas para o tema Carnaval: Cuidado e Diversão, proporcionando aos atendidos o reconhecimento e fortalecimento das danças e músicas tradicionais da festividade carnavalescas.

A produção de máscaras, concursos de croquis de fantasias e a exploração das danças tradicionais do Carnaval destacaram-se nas práticas culturais. No âmbito do Multiletramento, os participantes exploraram temas como: segurança digital em tempos de carnaval, canetas 3D, simetria e noções de medida, fantasias geométricas, realizaram a leitura das obras “O Carnaval do Jabuti” de Walmir Ayala e “Aula de Carnaval” de Ricardo Azevedo, e criaram seus próprios poemas.

A educação ambiental foi evidenciada por meio de atividades que estimularam a reflexão sobre o impacto do lixo produzido durante o Carnaval. Os participantes aprenderam sobre o tempo de decomposição dos resíduos e confeccionaram confetes ecológicos a partir de folhas de tamarindeiro.

O programa Esporte Educacional promoveu entretenimento, conhecimento e desenvolvimento mental e corporal. Os atendidos realizaram atividades que exploraram a relação entre o Carnaval e o esporte, enfatizando o entrelaçamento das culturas desde a história.

Rodas de conversa sensibilizaram os participantes sobre temas cruciais, como cuidados durante o período festivo, drogas e infecções sexualmente transmissíveis.

A semana culminou com reflexões promovidas pela equipe multidisciplinar, abordando a diferença entre paquera e assédio, inspirados pela impactante música “Til It Happens To You” da cantora Lady Gaga.

O ponto alto das comemorações foi o “Bailinho EC”, um vibrante encontro onde crianças e jovens tiveram a oportunidade de exibir suas criações e compartilhar momentos de pura alegria ao som envolvente da banda da EC e músicos locais tocando marchinhas de carnaval.

Com a alegria aliada ao conhecimento, os atendidos celebraram a folia com responsabilidade e consciência, construindo memórias marcantes e fortalecendo laços.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support