Juventudes: EC Arari realiza ação de encerramento do ciclo de atividades regulares para jovens que completaram 18 anos

No dia 31 de janeiro de 2024, a Estação Conhecimento de Arari promoveu evento que assinalou o encerramento do ciclo de atividades regulares para jovens inscritos que completaram 18 anos. Essa despedida foi concebida como uma celebração dinâmica e descontraída, proporcionando um espaço para expressão, reflexão e agradecimento.

Ao longo do último ano nas atividades dos programas de Multiletramento, Cultura, Esporte Educacional e Educação Ambiental, os atendidos prestes a completarem ou com 18 anos completos passam por um processo de preparação para seu desligamento.

Durante esse processo realizado no “Projeto de Vida” e partindo da metodologia em trilhas nomeadas como despertar, conhecer e escolher, esses atendidos, realizam atividades que os conduzem a construção do seu projeto de vida, conhecem áreas de estudo e trabalho e prospectam seu futuro.

“Um dos maiores acertos da minha vida foi frequentar a Estação Conhecimento. No começo, fui na esperança de apenas praticar esportes, mas depois percebi que era muito mais que isso. Ao longo dos anos, fui percebendo que evolui em áreas específicas, como a comunicação. Aprendi a importância de dialogar e, em momentos de conflito, tomei a frente para lutar por nossos direitos. A Estação me fez amadurecer rapidamente, explorei áreas como consulta com psicóloga e nutricionista, e os conselhos dos profissionais mudaram minha forma de pensar. Entrei como uma criança e saí como um homem, muito seguro de minhas ideias e objetivos, graças à Estação Conhecimento. Minha única lamentação é não ter entrado antes.”

Ítalo Gustavo Matos de Oliveira

Durante o evento, os jovens tiveram a oportunidade de expressar sua gratidão pelas vivências, amizades e aprendizados adquiridos ao longo de sua jornada na Estação Conhecimento. Por meio de desenhos de trilhas e vídeos, compartilharam momentos que marcaram suas trajetórias.
Esse exercício de expressão não foi apenas uma despedida, mas uma forma de celebrar as conquistas individuais e coletivas alcançadas durante esse período.

Os educadores também aproveitaram a ocasião para expressar gratidão por terem compartilhado esses momentos com os jovens. A reciprocidade e o reconhecimento mútuo se tornaram evidentes, criando um ambiente repleto de emoções.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support