EC Arari participa do 4º Encontro das ECs em Tucumã/PA

Nos dias 22 a 24 de janeiro de 2024, a cidade de Tucumã, no Pará, foi palco do 4º Encontro das Estações Conhecimento de Arari, Marabá e Tucumã. Este evento reuniu mais de 400 pessoas, entre colaboradores e adolescentes de 14 a 18 anos das três ECs, proporcionando experiência e aprendizado nas linguagens de esporte e cultura.

Durante esses dias, os participantes envolveram-se em diversas atividades de Esporte Educacional, incluindo modalidades como futebol, atletismo, futsal, basquete, vôlei, natação. As interações não apenas estimularam a prática esportiva, mas também promoveram valores como trabalho em equipe, respeito e superação.

Além das atividades esportivas, as apresentações culturais foram destaques do encontro. A EC Arari encantou a todos com o espetáculo “Piracema”, abordando a prática artesanal da pesca, destacando o período de proibição da pesca em prol da desova dos peixes, e a migração sazonal para a agricultura familiar, especificamente o plantio da melancia.

A EC Tucumã brilhou apresentando “Minha cidade, minha identidade”, explorando personagens e práticas culturais que moldaram a identidade local e constituem o imaginário da cidade paraense.

A EC Marabá emocionou com uma peça teatral sobre os sonhos, destacando a força da amizade na busca por realizações, bem como a importância da construção do projeto de vida na juventude.

O evento não se limitou aos jovens atendidos, oferecendo também um espaço formativo para educadores, coordenadores e gestores das ECs. O escritor Volnei Canônica conduziu atividades relacionadas à promoção do livro e da leitura.

O Encontro das ECs Arari, Marabá e Tucumã acontece anualmente, sempre no período de férias escolar, garantindo a possibilidade de participação de parte dos adolescentes das instituições. Em 2025, a EC Arari sediará o evento.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support