EC Arari realiza projeto “Somos verdes, amarelos, pretos e brancos: Chega de Racismo”.

A Estação Conhecimento de Arari realizou o projeto, “Somos verdes, amarelos, pretos e brancos: Chega de Racismo”, que integrou educação, artes e esportes para promover reflexões sobre a diversidade cultural brasileira e a ações de enfrentamento ao racismo. Alinhado com o Dia da Consciência Negra, o projeto envolveu atendidos, educadores e a comunidade em uma série de atividades interdisciplinares.

Joversina Martins, Coordenadora Pedagógica, ressaltou a importância do conjunto de ações: “O projeto ‘Somos verdes, amarelos pretos e brancos: Chega de Racismo’ visa enriquecer o currículo tradicional, integrando a diversidade cultural e o combate ao racismo em nossas práticas educativas. Nosso foco foi proporcionar aos atendidos uma experiência educacional que reconhece e valoriza a rica diversidade étnica e cultural do Brasil. Através de atividades que incluem artes, literatura e esportes, buscamos cultivar não apenas o conhecimento, mas também o respeito e a valorização das diferenças.”

O projeto incluiu o jogo de Shisima do Quênia, que promoveu habilidades em lógica e matemática, além de oferecer insights sobre a cultura africana. Foram realizadas atividades musicais e danças das quebradeiras de coco, além da exibição do curta “O Xadrez das Cores”, seguida de uma roda de conversa sobre racismo.

Os temas literários africanos, com foco na árvore baobá, e os jogos de origem africana nas atividades físicas, reforçaram a importância cultural e histórica dessas práticas.

O projeto culminou na semana de 27 a 30 de novembro com os Jogos Internos, que incluíram várias modalidades esportivas (basquetebol, futsal, handebol, natação, futebol e atletismo).

Os jogos proporcionaram, interações entre os atendidos, momentos de aprendizados e reflexão sobre a temática antirracista, reforçando a mensagem de igualdade e respeito.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support