Meliponicultura: Parceria entre NDR da EC Arari e Pesquisadores da UEMA

No âmbito do projeto “Meliponicultura: educação ambiental e geração de renda sustentável”, o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) estabeleceu parceria com os pesquisadores da UEMA, José de Ribamar Barros, Lígia Tchaicka e Paulo Catunda. Este projeto visa revitalizar a prática da meliponicultura na região, destacando o potencial econômico e ecológico das abelhas tiúbas (Uruçu Cinzenta).

No dia 17/10, o NDR realizou a “Oficina de Multiplicação de Enxames de Abelhas Melíponas”, com estudantes do curso técnico em Apicultura e criadores locais. A oficina proporcionou uma abordagem equilibrada entre teoria e prática, permitindo que os participantes aprofundassem seus conhecimentos sobre o manejo e a preservação das abelhas. Além disso, a oficina destacou o papel do meliponário do NDR, reconhecido como referência na região.

“Através do resgate da prática tradicional da meliponicultura, estamos fortalecendo não apenas a nossa herança cultural, mas também promovendo o cuidado com o meio ambiente e a geração de renda sustentável”, enfatizou Adriano Dutra, Coordenador de Projetos Rurais do NDR. “O envolvimento ativo dos pesquisadores da UEMA tem sido fundamental para orientar nossos esforços e ampliar nosso conhecimento, proporcionando a preservação dessas espécies de abelhas tão importantes para a biodiversidade local.”

A atmosfera colaborativa da oficina refletiu o compromisso do projeto em promover o intercâmbio de conhecimentos entre os diferentes agentes envolvidos. Ao resgatar e fortalecer a tradição da meliponicultura, o NDR e os pesquisadores da UEMA demonstraram um compromisso contínuo com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. A iniciativa reforçou a importância das práticas ecologicamente responsáveis, destacando o potencial desse setor para impulsionar a economia local e proteger a biodiversidade.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support