Estação Conhecimento de Arari sedia Laboratório das ECs 2023

Entre os dias 17 a 19 de outubro de 2023, a Estação Conhecimento de Arari sediou o Laboratório das ECs, um evento anual que reúne as cinco Estações Conhecimento do Brasil (Arari-MA, Brumadinho-MG, Serra-ES, Marabá-PA e Tucumã-PA). Com um foco especial nas Juventudes, o encontro buscou promover discussões e estratégias coletivas para fortalecer as práticas pedagógicas voltadas as juventudes.

Durante os três dias de atividades, os participantes, incluindo gestores das cinco ECs, educadores, psicólogos, pedagogos, coordenadores, monitores e líderes de projetos:

  • Fizeram um tour pela EC Arari, guiado por representantes da Prefeitura e do Imprensa jovem (atendidos da EC Arari) para conhecer/identificar espaços de participação, tomada de decisão e aprendizado;
  • Conheceram a história, diretrizes e os impactos da Educação Científica e Tecnológica na educação de crianças e adolescentes;
  • Conversaram com os adolescentes atendidos pela EC Arari, a fim de conhecer e entender as principais questões trazidas por eles na realização das atividades, quais seus sonhos, anseios, perspectiva de futuro;
  • Trabalharam em conjunto para aprimorar a compreensão e a prática do protagonismo e da participação ativa, visando transformar a convivência e o engajamento dos adolescentes e jovens atendidos pelas ECs;
  • elaboraram um plano de ação para as Estações Conhecimento, projetado especialmente para o público de adolescentes e jovens, na busca pela consolidação do compromisso conjunto de promover uma educação inclusiva, participativa e transformadora.

Um dos principais focos do encontro foi a identificação de estratégias eficazes de participação nas Estações Conhecimento, visando fortalecer o envolvimento dos jovens em projetos e iniciativas significativas. Além disso, a troca e o compartilhamento de experiências entre as ECs foram fundamentais para construir uma visão unificada e abrangente sobre as potencialidades as potencialidades pedagógicas e práticas inovadoras para os jovens.

“Participar dos Lab ECs foi muito significativo. Estar com as equipes das cinco ECs discutindo uma temática tão importante, delicada e difícil com pessoas desejosas em produzir alterações em suas práticas foi, sem dúvida, muito rico. Sempre digo que as formações de educadores passam por muitos detalhes e acolhimentos, para que sejam eficazes. A EC Arari, com toda a sua equipe, produziu um ambiente capaz de proporcionar vínculos de aprendizagens para todos os envolvidos. Voltei com os sabores, os cheiros e o sentimento de que o LAB EC fez a diferença em todos nós.”

Maristela Sarmento – MS Educação

O encerramento do encontro foi marcado pelo Sarau Literário. Foram realizadas apresentações teatrais, musicais e contação de histórias promovidos pelos atendidos da EC Arari e apresentações teatrais da EC Marabá.

Nós, da Estação Conhecimento de Arari, recebemos com muita alegria os representantes das demais Estações Conhecimento durante o Laboratório das ECs”, enfatizou Pedro Verde, Diretor da Estação Conhecimento de Arari. “Foi uma oportunidade de estabelecer conexões significativas e fortalecer a rede colaborativa entre as ECs, compartilhando ideias e aprendendo uns com os outros para impulsionar ainda mais o potencial transformador de nossas instituições.

O evento fortaleceu ainda mais os laços entre as instituições e consolidou o compromisso conjunto de promover uma educação inclusiva, participativa e transformadora.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support