Primeiro dia da Feira Literária sobre Narrativas Negras: Abertura com destaque na coletânea de livros

Arari, MA – 14 de julho de 2023

A Estação Conhecimento de Arari tem o prazer de anunciar o primeiro dia emocionante da Feira Literária sobre Narrativas Negras, que ocorreu ontem, dia 13 de julho, na Praça do Folclore em Arari, Maranhão. O evento começou com entusiasmo e celebração, reunindo a comunidade para um encontro repleto de aprendizado e inspiração.

Dança do Coco de Conceição Costa

Durante a abertura da feira, Pedro Verde, diretor da Estação Conhecimento de Arari, compartilhou sua visão sobre o evento: “A Feira Literária sobre Narrativas Negras é uma oportunidade única de celebrar a diversidade cultural e promover o conhecimento através das histórias e expressões artísticas da nossa comunidade. Estamos entusiasmados em proporcionar esse espaço de enriquecimento e trocas entre os participantes.”

A professora Dalvana, uma das responsáveis pela coletânea de livros “Caipora, Curupira, A Procissão das Almas e Couro Velho”, produção coletiva dos atendidos da Estação Conhecimento de Arari, enfatizou a importância da coletânea: “Essa coletânea é resultado do trabalho conjunto dos atendidos da Estação Conhecimento, representando o talento, a criatividade e as vozes únicas da nossa comunidade. É uma oportunidade para os participantes compartilharem suas perspectivas e histórias através da escrita, refletindo a importância da valorização das narrativas negras.”

Durante o primeiro dia da feira, os participantes tiveram a oportunidade de explorar diversas atividades enriquecedoras. No Espaço Carolina Maria de Jesus, as oficinas ofereceram oportunidades de aprendizado e expressão criativa. A Oficina de Pintura “Aquarelando” com Itevalda Silva e Thais Morais, a Oficina de Desenho “Mangá” com Romario Dayron e Bruno Martins, a Oficina de Leitura com o grupo Trilhos da Alfabetização, Oficina de Poesia com Brena Maria e a Oficina de papel reciclável com os educadores da EC Arari, permitiram aos participantes mergulharem em diferentes expressões artísticas e literárias.

Oficina de papel reciclado

Os painéis de discussão, como o debate sobre a aplicabilidade da Lei do Ensino da História e Cultura Afro (10.639) e práticas antirracistas na escola, proporcionaram reflexões profundas sobre a importância da diversidade e inclusão na educação.

As apresentações culturais, como o Boi Touro Negro, a performance teatral intitulada “Existe muita coisa que não te disseram na escola” com a ludovicense Brena Maria, a Dança do Coco de Conceição Costa, a Quadrilha Encantos do Interior do IELCEM e uma bela apresentação musical de voz e violão com o artista arariense Robson Rubem, abrilhantaram o evento, proporcionando momentos de entretenimento e celebração da cultura local.

Quadrilha Encantos do Interior do grupo IELCEM

Durante o evento Produtores Rurais de Arari, atendidos pelo Núcleo de Desenvolvimento Rural da EC Arari, expuseram e venderam hortaliças, frutas, milho, coco babaçu entre outros insumos produzidos ao longo do ano.

O evento contou com 10 estandes para visitação, neles foram apresentados projetos e atividades da EC Arari, e ações das Secretarias de Educação de Arari e Vitória do Mearim, artesanatos do Grupo Cultural Morada das Artes de Arari e vendas de livros pela Livraria Saci Pererê de São Luís.

A Feira Literária sobre Narrativas Negras continua nos próximos dias, com uma programação repleta de atividades inspiradoras. A Estação Conhecimento de Arari convida a comunidade de Arari e região para participar desse evento enriquecedor, onde será possível ampliar horizontes, celebrar a diversidade cultural e promover o conhecimento.

Para mais informações sobre a programação completa e demais atividades da feira, entre em contato conosco através do WhatsApp: +55 98 98233-0666 ou por e-mail: [email protected].

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support