NDR da EC Arari realiza oficina de Segurança e Qualidade Alimentar: Boas Práticas de Manipulação e Beneficiamento do Pescado na comunidade de Flexal

As boas práticas de manipulação no processo de beneficiamento do pescado são fundamentais, pois proporcionam maior valor agregado ao insumo e alimentação segura para as famílias.

Pensando nisso o Núcleo de Desenvolvimento Rural da EC Arari, realizou no dia 27 de abril, na comunidade de Flexal (comunidade rural que fica a 24 km da sede do Município de Arari) a oficina de Segurança e Qualidade Alimentar: Boas Práticas de Manipulação e Beneficiamento do Pescado. O objetivo foi capacitar os produtores rurais que possuem os tanques de peixes, oriundos do 1º ciclo do Sisteminha/Embrapa, quanto ao processo de manipulação do pescado (desde a pesca no tanque até o preparo).

A nutricionista da EC Kyannia Girard, demonstrou como a manipulação segura é fundamental para garantir a qualidade e a segurança do alimento que chega à mesa do consumidor. Medidas como higiene adequada das mãos, equipamentos e utensílios utilizados na preparação, armazenamento em temperatura adequada, além de escolher produtos frescos, ou seja, com a técnica de beneficiamento adequada, é possível evitar a contaminação por bactérias e outros micro-organismos, além de preservar as características nutricionais e organolépticas (cor, brilho, transparência, brilho, textura, odor e sabor) do peixe.

“De acordo com a Resolução-RDC ANVISA nº 216, as Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos, são procedimentos que devem ser adotados a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos nos processos de aquisição, armazenamento, preparo para consumo, até mesmo para a venda. Trabalhar as boas práticas de manipulação do pescado com as famílias de Flexal, desde o momento da aquisição até o preparo para consumo desse alimento, é olhar para o futuro e abrir um leque de possibilidades e oportunidades em meio a uma realidade de extrema vulnerabilidade. Esse é o caminho para garantir não só o acesso a um alimento seguro, livre de contaminantes que podem trazer sérios danos à saúde, como também o caminho para evitar o desperdício de um alimento com potencial nutricional capaz de fazer a diferença em meio a um cenário de Insegurança Alimentar.”

Kyannia Girard – Nutricionista da EC Arari

No segundo momento da oficina, o Jerdson Gomes, que é piscicultor e um dos técnicos agrícolas que acompanha a comunidade, demostrou como retirar os filés de tilápia. Com o processo de filetagem – que é o processo de retirada dos filés do peixe – o pescado se transforma em um produto de maior valor agregado e mais fácil de ser comercializado resultando assim no aumento da renda do produtor. Ao longo da formação, produtores puderam colocar a mão na massa e aprender na prática as técnicas de beneficiamento, cuidado e as normas sanitárias, a fim de garantir a qualidade e a segurança do alimento.

Para encerrar a tarde, o Cozinheiro da EC, Jailson Mendes guiou os produtores para prepararem uma receita de bolinho de peixe, demostrando que a partir de ingredientes/insumos que a comunidade possui em casa ou no roçado (alimentos regionais) conseguem preparar diversas receitas que servem tanto para o consumo da família, quanto para o incremento da renda.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support