A trajetória da leitura e da escrita: da caverna ao mundo digital, foi o tema do Projeto Integrador de Ciência e Tecnologia, escolhido pelas Estações Conhecimento de Arari (MA), Serra (ES) e Marabá (PA) para o 1º semestre de 2023.

Perguntas como – De onde vem o papel? Como as pessoas se comunicavam antes do celular? De onde vieram as tintas dos desenhos nas cavernas? Posso fazer tinta em casa? O que é argila? O que é papel semente? – Fazem parte do imaginário das crianças e adolescentes atendidos pelas Estações Conhecimento de Arari (MA), Serra (ES) e Marabá (PA).

Para responder essas e outras perguntas, a temática do projeto integrador escolhida para o 1º semestre de 2023, foi a trajetória da leitura e da escrita: da caverna ao mundo digital. Desde março, crianças, adolescentes e educadores colocam a mão na massa para descobrirem juntos, como a escrita evoluiu, como os ancestrais transmitiam e registravam suas ideias e como isso mudou ao longo do tempo.

Atendidos da EC Arari decifrando uma das pistas da dinâmica caça ao tesouro

É cientificamente comprovado que, quando exposto a diferentes estímulos sensoriais, crianças, adolescentes e adultos são capazes de desenvolver habilidades como coordenação motora fina, reconhecimento de padrões, memória, atenção, pensamento crítico e comunicação por isso, durante as atividades, exploram os sentidos, colocam a mão na massa e descobrem, como cores podem ser extraídas da natureza, utilizando materias encontrados no quintal de casa, como fazerem papel machê, papel arroz, como o som do telefone sem fio “viaja” pelo fio de linha e chega até o outro lado, como fazer a tela para secagem dos papeis confeccionados, como surgiram as lendas e mitos.

Primeiro contato dos Atendidos da EC Arari com a argila

Por meio dessas experimentações os atendidos aprendem na prática como a história está intimamente ligada à evolução da comunicação, da cultura e do conhecimento, entendem como a tecnologia evoluiu e como isso afetou a maneira como as pessoas se comunicam e registram informações. Descobrem que a escrita é uma tecnologia que permitiu a criação de documentos escritos, o que tornou possível a transmissão de ideias, conhecimentos e histórias ao longo do tempo e do espaço.

Testar os conhecimentos adquiridos, registrar os experimentos, mudar o que pode ter dado errado, torna o processo de aprendizagem divertido e desperta a curiosidade. Além do pensamento científico, o projeto busca despertar nos atendidos o gosto pela leitura, a consciência ambiental e o interesse pela sustentabilidade.

Atendidos da EC Arari confeccionando papel semente

Desde o ano de 2022 três ECs (Arari (MA), Serra (ES) e Marabá (PA)), tem como base a Ciência e a Tecnologia para desenvolverem Projetos Integradores que a partir da metodologia investigativa buscam despertar em seus atendidos, com idades entre 4 a 18 anos, de forma lúdica, criativa e inovadora, o gosto pela Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support