Núcleo de Desenvolvimento Rural da EC Arari celebra com ação social o impacto das ações de 2022

Na última terça-feira (06) o Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR) da EC Arari realizou culminância do ano de 2022 levando ação social à comunidade rural Flexal, em Arari (MA).

A programação reuniu moradores das comunidades Flexal, Boca do Mel e Pimental, público alcançado pelo NDR no decorrer de todo o ano com formações e suporte técnico no manejo de tecnologias produtivas.

O dia com ampla programação ofereceu consultas médica e odontológica, orientações sobre saúde bucal, entrega de kits de higiene bucal, mediação de leitura para crianças e almoço de confraternização.

A ação celebrou os impactos das atividades do ano corrente, que visaram geração de renda, desenvolvimento social e segurança alimentar e nutricional.

O NDR da EC Arari dispõe de 50 hectares constituídos de 30 tecnologias sociais que visam o desenvolvimento das práticas de Permacultura e a difusão destas no território, voltando-as para as comunidades do entorno, famílias atendidas, profissionais extensionistas e professores.

Em 2022, o Núcleo de Desenvolvimento Rural tornou-se vitrine e grande incentivador de tecnologias sociais para produtores rurais e pesquisadores. Parte dessa atuação se desenvolveu em parceria com a EMBRAPA, que trouxe a implantação da tecnologia social chamada Sisteminha, criada pelo pesquisador Luiz Carlos Guilherme, que protagonizou formações periódicas destinadas às famílias atendidas pelo NDR.

Já no ano de 2023 as atividades serão norteadas em 3 eixos: Inclusão produtiva e inovação, que pretende atuar diretamente no autoconsumo e complemento à renda; Segurança alimentar e nutricional, voltado para a qualidade alimentar e cultivo do próprio alimento; e Cidadania, eixo diretamente relacionado à garantia dos direitos.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support