EC Arari é destaque na 16° Semana Maranhense de Dança

Na última segunda-feira (28) a EC Arari foi homenageada com menção honrosa no Teatro Arthur Azevedo, após apresentação do espetáculo Pororoca na 16° Semana Maranhense de Dança. A homenagem se deu na cerimônia de premiação, onde a EC Arari fez a abertura da solenidade.

O espetáculo nomeado Pororoca – em referência ao fenômeno natural em que a água doce do rio Mearim se encontra com a água salgada – foi protagonizado por um grupo de oito atendidos na faixa etária de 14 anos, conduzidos pelos educadores do Programa de cultura Gilvan Santos e Edilson Coelho, em parceria com o dançarino arariense Riquelme Sanches. 

Inicialmente apresentado no dia 27 de novembro na Mostra coreográfica II, que aconteceu na praça Antônio Vieira em São Luís (MA), o espetáculo teve grande repercussão e o convite se estendeu para a cerimônia de premiação da Mostra Competitiva no teatro, onde a EC Arari levou o prêmio “Brasilidades Maranhenses” em reconhecimento à coreografia que traz para cena “corpos, discursos e poéticas que nascem das entranhas do Maranhão para tomar o Brasil”, segundo o discurso de premiação.  

A proposta da coreografia foi trazer à memória a influência do rio Mearim aos costumes locais, representando as atividades em torno do rio, como o cotidiano dos homens pescadores, das mulheres lavadeiras e das crianças e adolescentes que garantem a diversão por meio da capoeira.  

A 16° Semana Maranhense de Dança é um festival que visa olhar para seu regionalismo e para as produções que emergem no cenário norte e nordeste. Em 2022 trouxe como tema Brasilidades Maranhenses.  

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support