Ampliação de repertório: Educadores visitam Universidade Estadual do Maranhão

Na última sexta-feira (7) educadores da EC Arari visitaram herbário, meliponário, laboratório de genética e Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) da Universidade Estadual do Maranhão, na intenção de inspirar suas propostas educativas do segundo semestre.

A visita reuniu educadores representantes dos programas de Cultura, Multiletramento, Esporte educacional e Educação do campo, e representante do Núcleo de Desenvolvimento Rural da EC, para conhecer espaços e atividades que conversam com o tema do projeto integrador da EC Arari no segundo semestre: Nossa terra!  

O Projeto Integrador faz parte do currículo da EC Arari e acontece semanalmente, quando todos os programas desenvolvem práticas pedagógicas que trabalham um tema selecionado. Neste segundo semestre o tema será “Nossa Terra”, voltado para a cultura, os costumes, a fauna e a flora do território maranhense, com enfoque também no potencial da agroecologia. 

O projeto estimula aprendizagens como pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, responsabilidade e cidadania, por meio de metodologias ativas, estratégias inovadoras e uso de materiais para a cultura do aprender fazendo. 

Com o objetivo de adquirir conhecimentos para embasar a construção do tema integrador os educadores exploraram no herbário sua função e como acontece o processo de coleta, secagem, identificação e armazenamento dos espécimes vegetais. Já no NEAPO, o grupo aprofundou os conhecimentos nas práticas agrícolas da agroecologia, como uso de repelentes biológicos, compostagem da folha de bananeiras, recuperação do solo e outras.  

 Na visita ao espaço do meliponário observaram abelhas no processo organizativo da colmeia e a retirada do mel com seringas. E, por fim, no laboratório de genética presenciaram o processo de reprodução in vitro de vegetais com a finalidade de conservar espécies ameaçadas e outros procedimentos. 

O grupo visitante terá a função de replicar as aprendizagens com os demais educadores e juntos revisarão o planejamento do projeto com o objetivo de ampliá-lo, tornando-o mais completo e potente na garantia das aprendizagens supracitadas. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support