Narrativas negras: projeto de incentivo à leitura da EC Arari evidencia autores negros e obras com essa temática

Na última sexta-feira (26) a Escola Municipal José Nunes Ribeiro, localizada na comunidade de Escondido em Arari (MA), recebeu o projeto Arari do verso à prosa para contação de história do livro “O cabelo de Cora”. O livro faz parte do acervo da Estação Conhecimento de Arari que evidencia Narrativas Negras, tema trabalhado pelo projeto. 

O projeto Arari do Verso à Prosa é idealizado pela EC Arari e visa a promoção do livro e o incentivo à leitura através de ações na própria Organização e em escolas e comunidades do território arariense. No segundo semestre o projeto vem trabalhando o tema “O mundo e suas leituras” com destaque ao continente africano, abordando as narrativas negras a partir de uma curadoria de autores negros e que abordam a cultura e as tradições do povo negro. 

Alunos da escola visitada e seus familiares foram apresentados ao projeto e após a contação de história puderam se divertir juntos enquanto conheciam a Amarelinha africana, brincadeira originária de Moçambique, país do continente africano. A intervenção Narrativas negras busca, por intermédio da literatura, combater discursos e atitudes que invisibilizam e segregam pessoas por serem negras. 

No Espaço de Leitura da EC Arari é possível ainda visitar uma estante voltada para o Narrativas negras, exibindo os títulos que vêm sendo trabalhados pelo projeto. A intenção é reforçar a representatividade negra no meio literário e fazer com que chegue a todos os lugares, provocando reflexões e reconhecimento. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support