Alunos do Projeto Cactus participam de oficinas pedagógicas na EC Arari

No último sábado (20) alunos do sexto ao nono ano de escolas municipais de Vitória do Mearim (MA) participaram de uma manhã de oficinas educativas na EC Arari. O grupo com cerca de 130 alunos faz parte do Projeto Cactus e se destacou durante os processos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). 

O Projeto Cactus é uma iniciativa extracurricular das escolas municipais de Vitória do Mearim e consiste em uma estratégia para a potencialização das habilidades em matemática, visando a participação desses alunos na OBMEP. 

Para que usufruíssem de toda a programação, os visitantes foram redistribuídos em quatro grupos e dessa forma puderam rotacionar pelas práticas de natação, dança, basquete e laboratório de tecnologias mão na massa (Lab Maker).  

No Lab Maker foram exploradas temáticas como a observação de plantas e solo utilizando microscópio e lupa ótica. Assim puderam conhecer os diferentes tipos de solos e suas características, conforme compartilha a educadora de letramento digital da EC Arari Katia Batalha: 

Durante a observação os alunos ficaram impressionados com a composição de cada material e microrganismos que não podem ser vistos a olho nu. Eles observavam e realizavam anotações em uma planilha, registrando cor, tamanho do grão, espaço entre os grãos, brilho, se havia material orgânica e permeabilidade. 

Com o objetivo de promover recreação, a visita foi uma forma das escolas reconhecerem o bom desempenho dos alunos na OBMEP, o que também reforçou a parceria da EC Arari com a educação no território. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support