Na última sexta-feira (5), a EC Arari recebeu cerca de 250 famílias para o segundo Encontro de famílias de 2022. A temática do encontro foi inspirada no provérbio africano “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.
O segundo encontro visou dialogar com as famílias sobre o exercício de seu papel, evidenciando a importância de compartilhar as responsabilidades para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. Tradicionalmente, os encontros se dividem em dois momentos: educativo e informativo. Para o momento educativo, as famílias foram divididas em quatro grupos para colocar a mão na massa construindo canteiros de café, açaí, acerola e couve.
Os grupos se dedicaram ao preparo da terra, plantio das sementes e seu cultivo, sob as orientações dos profissionais do Núcleo de Permacultura da EC Arari, que contribuíram com as instruções técnicas.
Após o momento de plantio, a equipe de educadores instigou reflexões a partir da analogia entre plantar, cultivar e o desenvolvimento saudável de um(a) filho(a), evidenciando o papel da família.
Já no momento informativo, foram compartilhadas as ações realizadas no primeiro semestre e o planejamento para o segundo semestre; Como a EC Arari tem realizado a inclusão de pessoas com deficiências; reforço dos combinados de transporte, frequência, fardamento, entre outros; breve conversa sobre hábitos alimentares com a nutricionista; esclarecimentos com o setor jurídico sobre a responsabilização por objetos pessoais, findando o encontro que se repetirá no final do semestre com novo tema.
O Encontro de famílias faz parte do calendário anual da EC Arari, com uma programação de quatro encontros no decorrer do ano. Trata-se de uma forma de estreitar laços com as famílias, de convocá-las para o compartilhamento de responsabilidades e apoiá-las no desenvolvimento socioeducativo das crianças e adolescentes.