Segundo Encontro de Famílias 2022 da EC Arari traz como tema o compartilhamento de responsabilidades

Na última sexta-feira (5), a EC Arari recebeu cerca de 250 famílias para o segundo Encontro de famílias de 2022. A temática do encontro foi inspirada no provérbio africano “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. 

O segundo encontro visou dialogar com as famílias sobre o exercício de seu papel, evidenciando a importância de compartilhar as responsabilidades para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. Tradicionalmente, os encontros se dividem em dois momentos: educativo e informativo. Para o momento educativo, as famílias foram divididas em quatro grupos para colocar a mão na massa construindo canteiros de café, açaí, acerola e couve. 

Os grupos se dedicaram ao preparo da terra, plantio das sementes e seu cultivo, sob as orientações dos profissionais do Núcleo de Permacultura da EC Arari, que contribuíram com as instruções técnicas.  

Após o momento de plantio, a equipe de educadores instigou reflexões a partir da analogia entre plantar, cultivar e o desenvolvimento saudável de um(a) filho(a), evidenciando o papel da família.  

Já no momento informativo, foram compartilhadas as ações realizadas no primeiro semestre e o planejamento para o segundo semestre; Como a EC Arari tem realizado a inclusão de pessoas com deficiências; reforço dos combinados de transporte, frequência, fardamento, entre outros; breve conversa sobre hábitos alimentares com a nutricionista; esclarecimentos com o setor jurídico sobre a responsabilização por objetos pessoais, findando o encontro que se repetirá no final do semestre com novo tema.  

O Encontro de famílias faz parte do calendário anual da EC Arari, com uma programação de quatro encontros no decorrer do ano. Trata-se de uma forma de estreitar laços com as famílias, de convocá-las para o compartilhamento de responsabilidades e apoiá-las no desenvolvimento socioeducativo das crianças e adolescentes. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support