EC Arari realiza festival Junino em ritmo de Astronomia e Astronáutica

Neste sábado (9) a EC Arari encerrou as atividades do primeiro semestre com “Festa no Céu”: o tradicional festival junino foi associado ao tema integrador Astronomia e Astronáutica” que vem sendo trabalhado desde o início de 2022. 

As crianças e adolescentes puderam levar convidados, reunindo cerca de 800 pessoas, para assistir às apresentações de quadrilha, capoeira, bumba-meu-boi, Caixa e outras manifestações culturais do território protagonizadas pelos próprios atendidos da EC Arari.  

Além de apresentações culturais, o evento também foi palco para a culminância do tema integrador, com exposição das produções feitas ao longo do semestre: maquetes do sistema solar; exposição dos registros fotográficos das oficinas realizadas; representação do analema e ainda o momento mais esperado:  lançamento dos foguetes de ar comprimido construídos pelos atendidos com garrafa pet e outros materiais de baixo custo. 

O Projeto Integrador do primeiro semestre esteve voltado para a Educação Científica e Tecnológica. Nos encontros semanais, educadores desenvolveram práticas pedagógicas que demonstraram de maneira simples a ciência e tecnologia existentes no cotidiano, estimulando o pensamento investigativo e criativo dos atendidos, por meio de metodologias ativas, estratégias inovadoras e uso de materiais para a cultura do aprender fazendo. Marcenaria, eletrônica e programação são alguns dos recursos geradores de aprendizagem que foram utilizados.

Associar o festival junino ao tema integrador conferiu ainda mais intencionalidade ao evento festivo, mesclando a cultura tradicional e a cultura tecnológica no mesmo universo de conhecimento, fazendo cumprir as diretrizes pedagógicas da EC Arari.  

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support