Núcleo de permacultura da EC Arari realiza 3° imersão pedagógica no município de Alto Alegre do Pindaré (MA)

Na última sexta-feira (1) a equipe do Núcleo de Permacultura (NP) da EC Arari ofertou mais uma imersão pedagógica para jovens do curso técnico em agropecuária da Casa Familiar Rural, localizada no município Alto Alegre do Pindaré (MA). 

A programação – conduzida pela agrônoma Naélia Moura, pelo técnico em assistência rural Elinaldo Costa e por Jorge Nava, especialista em Permacultura – foi composta por rodas de conversas temáticas, compartilhamento da jornada profissional e atividades de campo nas instalações da escola por meio de mostra prática do manejo de mudas de frutíferas e do manejo de abelhas.  

As rodas de conversa tiveram como principais temáticas o trabalho desenvolvido pelo NP da EC Arari, o manejo de abelhas e a inserção de técnicas permaculturais na produção agropecuária, com o objetivo de inserir no contexto do curso técnico em agropecuária, algumas técnicas permaculturais que visam a produção agrícola de modo sustentável. 

A imersão reuniu cerca de 30 alunos com idades entre 14 e 17 anos do 1°, 2° e 3° ano do curso técnico em agropecuária da Casa Familiar Rural, que é uma escola técnica voltada para a formação de jovens da região para atuarem com extensionismo rural. Aplicando o método da Pedagogia da Alternância, baseada na perspectiva do educador Paulo Freire, os alunos passam uma quinzena imersivos na escola, e outra quinzena em casa aplicando os conteúdos em campo. 

A Casa Familiar Rural e o Núcleo de Permacultura da EC Arari têm a Extensão rural como ponto em comum, sendo uma das principais atividades do NP nas comunidades ao entorno. Essa semelhança fundamenta a parceria e assim fortalece e amplia o alcance das práticas sustentáveis abraçadas em ambas as propostas.  

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support