Estudantes de Física da UEMA realizam oficinas de Astronomia na EC Arari

Nos dias 07 e 08 de junho estudantes do curso de Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), acompanhados pelos professores Fernando Moucherek (Coordenador do Observatório Astronômico do Curso de Física da UEMA) e Edvan Moreira (Coordenador do Curso de Física da UEMA), desenvolveram oficinas de fabricação de relógios solares, fases da lua e confecção de Planisfério celeste com crianças e adolescentes atendidos pela EC Arari. 

As atividades lúdicas utilizando materiais de baixo custo realizadas pelos estudantes da UEMA evidenciaram a possibilidade de difundir a astronomia no dia a dia das pessoas e complementaram o Projeto Integrador que vem sendo desenvolvido semanalmente desde abril de 2022 pela EC Arari, seguindo o tema Astronomia e Astronáutica. 

O Projeto Integrador do primeiro semestre está voltado para a Educação Científica e Tecnológica. Com encontros uma vez por semana, os educadores desenvolvem práticas pedagógicas que demonstram de maneira simples a ciência e tecnologia existentes no cotidiano, estimulando o pensamento investigativo e criativo dos atendidos, por meio de metodologias ativas, estratégias inovadoras e uso de materiais para a cultura do aprender fazendo. Marcenaria, eletrônica e programação são alguns dos recursos geradores de aprendizagem que vem sendo utilizados.  

Além dos encontros semanais com as crianças e adolescentes, os educadores também passam continuamente por formações em diversas temáticas relacionadas à ciência e tecnologia.  

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support