Projeto Rotas e Redes Literárias tem evento de encerramento na EC Arari

No último dia 26 a Estação Conhecimento de Arari sediou o encontro de encerramento do projeto “Rotas e Redes Literárias” no Maranhão, que mobilizou educadores e atendidos da EC Arari, representantes da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC), da Fundação Vale, da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências (ALAC) e alunos das escolas de ensino médio participantes do projeto.

O evento teve início com roda de capoeira apresentada pelo programa de cultura da EC Arari, seguida pelas palavras da representante da Fundação Vale Willman Miranda e da representante da EC Arari Joversina Martins, apresentando a atuação da organização.  

No estado do Maranhão o projeto “Rotas e Redes Literárias” é fruto de articulação entre a Fundação Vale, Associação Cidade Escola Aprendiz e SEDUC, cujo principal objetivo foi o incentivo ao livro e à leitura em 11 escolas estaduais do ensino médio de quatro municípios maranhenses: São Luis, Bacabeira, Santa Rita e Arari. 

O encerramento realizado na Estação Conhecimento de Arari reforçou a trajetória de apoio que a organização ofereceu ao projeto durante sua atuação, funcionando como espaço de realização para diversas oficinas ao longo dos três anos. O Projeto fez a doação de 90 livros para a EC compor seu acervo em reconhecimento a parceria.  

No evento de encerramento, alunos, professores e gestores de escolas dos municípios envolvidos puderam participar da roda de conversa “Educação, juventudes, leituras e território” conduzida pelo escritor ludovicense Wilson Marques. 

Participaram também com relatos de experiências as escolas CEM Cidade de Arari, CE Leão Santos e Farol do Saber do município de Arari; CE João Batista De Carvalho, CE Monsenhor Dourado e CE Professora Juanete Martins Licar do município de Santa Rita; e CE Monsenhor Luis Alves Madureira – Anexo I do município de Bacabeira, que compartilharam suas intervenções criativas na promoção da leitura e na ativação do acervo das escolas ao longo do projeto.  

Para finalizar a rica programação ocorreu a oficina de metodologia maker (mão na massa), abordando a construção e lançamento de foguete de hidrogênio, partindo da hidrolise da água, mediada por educadores da EC Arari e ainda a oficina “Ruas Literárias, leitura a partir de identidade e pertencimentocom o professor Cleilson Fernandes, da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências ALAC. 

Durante sua execução, o projeto atuou na realização de oficinas de capacitação para professores e gestores, doação de acervo literário e estruturação de salas de leitura nas escolas, além de um Farol do Saber em Arari. No Maranhão, teve como diferencial o envolvimento das juventudes para fomentar o protagonismo juvenil no ambiente literário. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support