Inauguração de Meliponário marca ampliação de tecnologias sociais da EC Arari

O Núcleo de Permacultura da Estação Conhecimento de Arari inaugurou na última sexta-feira (27) mais uma tecnologia social dentre as mais de 50 já existentes em seu repertório. A criação inteligente de abelhas sem ferrão em uma coleção de colmeias, chamado de Meliponário, é uma iniciativa pioneira na região que funcionará como área de experimentação e vitrine para produtores, pesquisadores e estudantes.  

Para a cerimônia de inauguração estiveram presentes representantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Planejamento de Arari, da Fundação Vale, da Mandu Inovação Social, da Casa do Mel do município de Bacabeira (MA) e alunos do Curso de Extensão de Agroecologia e do Curso Técnico de Apicultura de Arari. 

Em roda de conversa, o público presente dialogou sobre o impacto desse equipamento para a região e a importância da meliponicultura para o meio ambiente. O vice-reitor da UEMA Prof. Dr. Walter Canales ressaltou a atuação dos polos da universidade em iniciativas como essa no interior do Estado, assim como os secretários municipais de Planejamento e de Desenvolvimento econômico frisaram o interesse e participação do município de Arari nas comunidades criadoras de abelhas melíponas.  

O Prof. Dr. José de Ribamar Barros, chefe do Departamento de Biologia da UEMA e mentor da proposta do meliponário da EC Arari, e Laís Barbosa, mestranda com pesquisa na área da produção de mel por abelhas nativas da microrregião da baixada maranhense, falaram sobre a importância socioambiental das abelhas nativas e a possibilidade de atividade sustentável e geradora de renda. 

A inauguração do Meliponário foi o ponta pé inicial para as ações efetivas a serem desenvolvidas no território pelo Núcleo de Permacultura da EC Arari em parceria com a Mandu Inovação Social. Os próximos passos visam reunir grupo de referência de criadores de abelha da região, mapear suas  principais necessidades e ofertar ciclos formativos e suporte para que fomente e estruture essa atividade de modo sustentável.  

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support