Semana de conscientização na EC Arari: ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Durante a semana de 16 a 20 de maio a Estação Conhecimento de Arari está promovendo diversas ações voltadas à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, na intenção de disseminar informações sobre o tema e mobilizar pessoas para formar uma verdadeira rede de proteção e garantia de direitos. 

O dia 18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” – já consolidou-se no calendário do setor social.  A data instituída pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que baliza a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e que alcançou de forma marcante muitos municípios brasileiros.  

Dentre as ações realizadas pela Estação Conhecimento de Arari estão as práticas pedagógicas voltadas ao tema realizadas dentro dos programas educativos de forma lúdica e informativa para as crianças e adolescentes atendidas pela organização.  

Além das práticas, na última quarta-feira (18), atendidos de todas as faixas-etárias estiveram reunidos para contação de história que trouxe a biografia da menina Aracelli, vítima de um crime bárbaro de abuso sexual ocorrido na cidade de Vitória (ES) em 18 de maio de 1973. Através da contação de história trabalhou-se as medidas de prevenção, o semáforo do toque e os meios para denunciar. 

Pensando na mobilização do público externo, a EC Arari envolveu famílias e comunidade em geral por meio de material informativo impresso e veiculado nos canais de comunicação.  

A semana será finalizada com rodas de conversa mediadas pela assistente social da EC Arari Tatiane Ericeira nas escolas municipais das comunidades rurais Bubasa e Bamburral com alunos do 5° ao 9° ano, em parceria com o Programa Saúde da Escola coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Arari. 

Disque 100 – Vítimas ou testemunhas de violações de direitos de crianças e adolescentes podem efetuar a denúncia. A ligação é gratuita, funciona 24 horas e pode ser feita de qualquer parte do Brasil, todos os dias da semana. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support