Projeto Estação Jovem: oficinas para jovens abordam Autoconhecimento e Comunicação

Nos dias 01, 02 e 09 de abril o Projeto Estação Jovem promoveu oficinas com os temas centrais Autoconhecimento, Comunicação e outras habilidades socioemocionais. As oficinas realizadas durante dois finais de semana, na Estação Conhecimento de Arari, reuniram jovens dos municípios de Arari, Vitória do Mearim e Miranda do Norte. 

Os encontros foram conduzidos pela Iniciativa Escola de Notícias – organização de São Paulo autogerida e liderada por jovens que atua na formação, ampliação de repertório e incubação de projetos com a juventude periférica. 

Os formadores Camila Vaz (diretora executiva da Escola de Notícias, atuando há 17 anos em projetos de educação, comunicação e juventude) e Leonardo Pereira (atua na direção executiva da Escola de Notícias e desde 2014 como articulador comunitário, ilustrador e facilitador de processos em projetos de educação e juventude) promoveram um ambiente acolhedor e de identificação para os jovens participantes, criando uma verdadeira atmosfera de experimentação e vivência em grupo, através de metodologia ativa. 

Foi gratificante, aprendi a olhar para mim e saber me descrever melhor, do que gosto e não gosto. Quando topei participar foi para melhorar uma trava minha que era a questão de falar em público e isso foi muito trabalhado na oficina pelo jeito que a Camila e o Léo nos deixaram a vontade, de forma criativa e divertida. Essas coisas novas tiram a gente da nossa zona de conforto e mudou totalmente meu jeito de pensar. 

(Joy Lima, jovem participante do Projeto)

A tarde do último sábado (9), quando ocorreu o encontro de encerramento, foi marcada por uma programação idealizada pelos próprios jovens participantes, que planejaram uma roda de conversa com convidados para exibir tudo o que foi produzido durante as oficinas. 

Os jovens confeccionaram uma exposição com fotografias autorais partindo do tema “Estação Conhecimento como ferramenta de autoconhecimento”. Além da visita à exposição, relataram a experiência no processo de produção de um Podcast que respondia “O que é autoconhecimento para você?”, e por fim, apresentaram o mural virtual Padlet onde registraram os melhores momentos das oficinas. Na roda de conversa, os jovens fizeram o papel de mediadores, replicando com seus convidados a metodologia utilizada com eles durante o projeto.  

Iniciado em 2021, o Projeto Estação Jovem é uma iniciativa da EC Arari voltada para as juventudes idealizado para ouvir o público-alvo, compreendendo suas angústias e apoiando suas potencialidades. A primeira fase do projeto foi realizada de modo remoto durante a pandemia. Sete oficinas online foram desenvolvidas nos eixos Projeto de vida; Participação Social; e Autocuidado. A partir do engajamento nesta primeira fase, foram selecionados 20 jovens para a etapa presencial ocorrida neste mês de abril.  

Cultura, família, sexualidade, laços sociais, escola, profissão, gênero etc., são importantes marcadores que resultam nas juventudes (no plural remete à diversidade) espalhadas pelo mundo. Foi com esse olhar “pluralizado” que o projeto se direcionou aos jovens através de propostas que tiveram, na essência, o autoconhecimento e o pensamento crítico e criativo. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support