Painel marca abertura do abril azul: mês de conscientização mundial sobre o Autismo

Na manhã do dia 1 de abril a Estação Conhecimento de Arari reuniu colaboradores, profissionais da rede municipal de educação, saúde e assistência social, além das famílias de crianças e adolescentes para conscientização sobre o autismo por meio do painel “Com respeito, amor e inclusão todas as peças se encaixam” que contou com palestra, roda de conversa e visitação aos espaços da EC Arari. 

Há cerca de 15 anos o mês de abril passou a ser considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mês da conscientização mundial sobre o autismo, com o objetivo de chamar atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em 2022 a campanha parte do tema “Lugar de autista é em todo lugar”. 

Na intenção de somar esforços à campanha levando informação e apoio, o painel na EC Arari procurou abordar o processo de diagnóstico, o tratamento multiprofissional, a garantia de direitos e a inclusão social.  

A programação iniciou com a palestra da psicóloga Taís Gomes, Especialista em Análise Do Comportamento Aplicada (ABA) Em Pessoas Com Atraso Do Desenvolvimento, seguida da roda de conversa multidisciplinar com as profissionais Stephanny Jardim – Assistente Social da EC Arari Especialista em Saúde da Família; Émilly Gomes – Fisioterapeuta pós-graduanda em  Terapia Intensiva adulto, neonato e pediátrico; Juliana Malta – Psicóloga da EC Arari especialista em Psicologia Escolar; Bianca Licá – Fonoaudióloga da Equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da SEMED Arari; Teila Pereira – Terapeuta Ocupacional da EC com formação em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Kyannia Girard – Nutricionista da EC Especialista em Educação Nutricional. 

A roda de conversa multidisciplinar contou ainda com a participação das famílias presentes que relataram suas experiências e percepções na vivência com crianças e adolescentes diagnósticas ou em investigação do TEA. O evento foi finalizado com visitação aos espaços da EC Arari objetivando dialogar sobre educação e inclusão como mais uma forma de estimular o desenvolvimento dos indivíduos que apresentam essa condição. 

Eventos desse tipo possuem intencionalidade educativa e promovem espaços de diálogo e reflexão entre os educadores e demais convidados, pretendendo com isso, que se tornem replicadores das ações de inclusão e acolhimento para as crianças e adolescentes atendidos pela organização, bem como para a sociedade em geral.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support