Projeto Ciranda da Educação promove vivência na EC Arari aos projetos sociais assistidos

Projetos sociais de comunidades em São Luis (MA) visitaram a Estação Conhecimento de Arari na quinta-feira (17) como parte de uma formação promovida pelo eixo de investimento social da Vale nas comunidades das operações do Porto do Itaqui e Estrada de ferro Carajás.

A vivência na EC Arari foi marcada por oficinas pedagógicas mediadas pelos educadores no intuito de apresentar a proposta da organização, na prática, para os 30 visitantes, dentre eles educadores sociais, educadores físicos, líderes comunitários e assistente social.  

O tour pela Estação Conhecimento de Arari iniciou no Núcleo de permacultura com a oficina “animais dispersores” para falar sobre ecossistema e sustentabilidade, logo após, o grupo vivenciou a “Programação desplugada” no laboratório de robótica LAB MAKER, e a visita foi finalizada no Universo sensorial – sala de recursos multifuncionais – onde puderam experimentar os recursos e dialogar sobre a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência.

A visita é parte do processo de formação que está sendo promovido pelo eixo de investimento social da Vale nas comunidades das operações do Porto do Itaqui e Estrada de ferro Carajás, por meio do Projeto Ciranda da Educação, executado pela ACIB (Associação Comunitária Itaqui Bacanga). 

“O fato de estar localizada em zona rural, próximo à vegetação e animais, já causou identificação, pois também trabalhamos no atendimento de comunidades rurais. Nos inspiramos desde o visual dos espaços que são coloridos e abrangem diversas atividades, sendo espaços estimulantes para as crianças. Trazer essa vivência para o corpo pedagógico do Ciranda e equipe ACIB nos faz perceber outras formas de fazer, de atrair as crianças, de ensinar e despertar o conhecimento”. 

(Leila Andrea – gerente de projetos ACIB).  

A programação pensada pela EC Arari visou a visitação aos espaços em formato de troca de experiências e ampliação do repertório dos projetos sociais envolvidos.  

O Projeto Ciranda da Educação assiste projetos sociais de 4 comunidades ludovicenses, que atuam com cerca de 340 crianças e adolescentes, ofertando reforço escolar, inclusão digital, educação física, fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, entre outras ações. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support