EC Arari realiza oficinas para produtores rurais e merendeiras das escolas municipais de Arari

Na última semana, a Estação Conhecimento de Arari realizou em parceria com EMBRAPA oficinas para merendeiras e nutricionistas da rede municipal de educação de Arari e Vitória do Mearim e para moradores de comunidades da zona rural de Arari.  

As oficinas são frutos da articulação promovida pela Frente SAN da EC Arari – projeto que objetiva a promoção da segurança alimentar e nutricional por meio da educação do campo, sustentabilidade e tecnologias sociais – e foram desenvolvidas e aplicadas por profissionais especialistas ligados à EMBRAPA – reconhecida na área de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária 

De 7 a 11 de março realizaram-se as “Oficinas de construção de tanques de placas e galinheiros”, que são módulos de aprendizado do Sisteminha da EMBRAPA. 

O “Sisteminha” constitui-se em um sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido para gerar segurança e soberania alimentar para seus usuários. Tem como principais vantagens o baixo custo de investimento inicial e é uma solução dimensionada para atender às necessidades nutricionais de uma família de quatro pessoas, no atendimento às recomendações nutricionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

(Texto extraído do site da EMBRAPA) 

Ao todo 40 produtores rurais das comunidades de Quindil, Pimental, Flexal, Boca do Mel e Capim Açu se inscreveram. O objetivo é que eles aprendam na prática e repliquem os conhecimentos adquiridos nos seus quintais. Além da formação eles também receberão assistência técnica dando continuidade na implantação do sistema. 

Além da oficina Sisteminha, também realizou-se vivência em educação nutricional e sustentabilidade com as crianças filhas dos produtores rurais. A vivência se deu por meio de contação de história, passeio pelo Núcleo De Permacultura e findou com a colheita de ingredientes que se transformaram em suco preparado de modo colaborativo na oficina mediada pela nutricionista e educadores da Estação Conhecimento de Arari. 

Fechando a semana de formações, nos dias 10 e 11 de março realizaram-se as oficinas de “Boas práticas de processamento de alimentos à base de babaçu”, que contemplou merendeiras e nutricionistas – representantes do setor de merenda escolar dos municípios de Arari e Vitória do Mearim. 

Reuniram-se 30 participantes, entre merendeiras e nutricionistas, para a formação ministrada por especialistas da EMBRAPA, supervisionadas pela pesquisadora e chefe adjunta de Centro de Pesquisa: Guilhermina Cayres. A formação teve como objetivo agregar conhecimento técnico e sustentabilidade, fomentando a cultura e os saberes locais com foco na produção de alimentos saudáveis a base do Babaçu. 

As oficinas que aconteceram em formato presencial com turmas divididas nos dois turnos, respeitando os protocolos e etiquetas de saúde inerentes ao período pandêmico, também fazem parte da área de educação nutricional da Frente SAN. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support