Intersetorialidade: Estação Conhecimento e SEMED Arari realizam encontro entre equipes multiprofissionais

Na manhã desta terça-feira (30) as equipes multiprofissionais da EC Arari e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED Arari) estiveram reunidas para refletir e discutir sobre os impactos da pandemia e como esses poderão ser observados no cenário da educação, no público infantojuvenil. 

O encontro que reuniu cerca de 17 profissionais que compõem as duas instituições, visou o compartilhamento da “Lista de sinais”, uma estratégia utilizada para facilitar a identificação e manejo das consequências trazidas pela pandemia.  

A Lista de Sinais é um instrumento que reúne o olhar das especialidades que compõem a equipe multiprofissional da EC Arari. Desenhada pela equipe, a lista elenca sinais observáveis no cotidiano da criança e adolescente, que podem estar relacionados a pelo menos cinco impactos provocados pelo contexto pandêmico: na saúde mental, no processo de aprendizagem dos alunos, na dinâmica de trabalho dos professores, das vivências de perdas e luto e da situação de pobreza e fome. A importância de identificar esses sinais consiste na intervenção precoce e integral.

Na manhã de discussões, as equipes não só compartilharam percepções sobre o instrumento, mas também colocaram a mão na massa dando continuidade no processo de construção deste, elencando mais consequências da pandemia que poderão ser apresentadas pelos educandos no espaço escolar. Foi estudado ainda a possibilidade de capilarizar o instrumento para a rede municipal de educação, assim, tornando-o mais uma estratégia de orientação e apoio aos professores, a ser adotada no retorno dos educandos às escolas.  

 Bianca Licá, fonoaudióloga da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) comentou a sensação após o encontro entre as equipes: 

O encontro foi muito agradável e trouxe muitas informações e questionamentos, validando ainda mais a importância das equipes trabalharem unidas e também a importância de cada profissional inseridas nas mesmas. 

 Para além do compartilhamento de uma ideia, o encontro entre as equipes evidenciou a prática da intersetorialidade, essencial para o atendimento em rede e para o alcance da integralidade no trabalho com crianças e adolescentes.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support