Consciência negra: uma atitude diária! é o título do mês de conscientização na EC Arari

A tradicional celebração do Dia Nacional da Consciência Negra (20) na EC Arari, se estendeu por todo mês de novembro. A relevância dessa data foi destacada por meio de oficinas educativas diversificadas, voltadas para colaboradores e comunidade em geralAs oficinas semanais, que finalizam na próxima sexta-feira (26), evidenciam temas importantes para valorização da cultura e dos direitos das pessoas pretas, bem como para o combate ao racismooficinas das danças Kizomba e Azontogincana culinária “origem, linguagens e sabores africanos”; Roda de conversa com a pedagoga Estefânia Nazario abordando racismo na infância e na adolescência; oficina de tranças, turbantes e artesanato, e para fechar o mês, a oficina de jogos africanos e capoeira.  

 

Para crianças, adolescentes e famílias o mês temático foi explorado remotamente através das práticas pedagógicas mediadas online, além do caderno de práticas pedagógicas enviados mensalmente para as residências.  

A equipe multiprofissional da EC Arari seguiu o tema no Guia de orientação “MultiOrienta”, enviado às residências mensalmente com abordagens para criança, para adolescentes e para responsáveis. Tratou de como o racismo pode ser identificado e combatido no cotidiano, as consequências do racismo para as juventudes, como denunciar e orientação aos responsáveis quanto ao diálogo em família.  

No guia, os temas são trabalhados com ludicidade e respaldados no saber da equipe composta por assistente social, nutricionista, pedagoga, psicóloga e terapeuta ocupacional. 

 A data em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola importante na história de libertação da escravidão, foi criada para chamar atenção à trajetória de exploração e luta do povo preto, bem como para o reconhecimento e valorização de sua cultura e de seus direitos. Sabendo da importância desse fato histórico para o desenvolvimento sociocultural do público e seus colaboradores, a EC Arari ressalta não só a data, mas busca fazer da consciência negra uma atitude diária.  

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support