Novo transporte adaptado da EC Arari garante o acesso de crianças e adolescentes com mobilidade reduzida

A acessibilidade de pessoas com deficiência é uma pauta em constante construção, possuindo diversas legislações que versam sobre a adequação de espaços, transportes e comportamentos, visando sempre a inclusão social e a equidade de direitos.

Ao entender a urgência dessa questão e procurando ser promotora dessas evoluções sociais, a Estação Conhecimento de Arari vem utilizando diversas abordagens para aperfeiçoar o atendimento, fazendo jus ao que está proposto nos Valores da instituição: Responsabilidade Social, Inclusão e Respeito.

Na última semana, mais uma barreira foi superada com a adaptação do transporte para o público com mobilidade reduzida (permanente ou momentânea): o veículo van foi adaptado com rampa de acesso e espaço ampliado e seguro para pessoas que usam cadeira de rodas. O veículo deve fazer o translado de crianças e adolescentes atendidos pela Estação Conhecimento de Arari no retorno das atividades presenciais e em outras demandas.

Embora a adequação de transportes pareça uma ação simples diante da complexidade da problemática da acessibilidade, não está reduzida ao ato de transportar somente, pois com a eliminação de uma barreira de acessibilidade, elimina-se também tudo aquilo que impede a participação social da pessoa, bem como de usufruir de seus direitos nos âmbitos social, econômico e cultural. 

A EC Arari vem ampliando seu escopo de atuação com pessoas com deficiência, investindo em formações para colaboradores, inclusão mais efetiva de PCDs no quadro de colaboradoresimplantação de espaço com recursos multifuncionaisredesenho das metodologias pedagógicasalém de palestras e consultorias sobre o tema, com o propósito de ganhar conhecimentos e embasar ações que já vem sendo desenvolvidas. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support