Estação Conhecimento Arari celebra seu 10º aniversário

À primeira vista, a Estação Conhecimento de Arari já conquista pelo seu visuala presença forte da natureza na paisagem, nas flores espalhadas pelo espaço, no canto dos pássaros, no verde do gramado e das árvores, se integra ao espaço de forma única e harmoniosa. O encanto aumenta quando se conhece as inúmeras possibilidades desse lugar, aproveitadas através da inclusão social de mais de 500 crianças, adolescentes e famílias atendidas.

Entre a beleza natural e o trabalho árduo desenvolvido por muitas mãos, a EC Arari comemora neste dia 15 de outubro seu 10° aniversário, considerando o início da operação. Ao logo desse tempo, foi acumulado uma infinidade de conquistas mais de 15 mil pessoas impactadas direta e indiretamente em ações de educação, esporte educacional, cultura, saúde, proteção social e profissionalização. 

No segundo semestre de 2020, a EC Arari passou por uma Avaliação de impacto promovida pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), que buscava entender o impacto da organização na vida de crianças, adolescentes, famílias e colaboradores.  

Nos resultados divulgados em maio de 2021, considerou-se que os principais impactos causados pela EC Arari são: o fortalecimento das relações interpessoais e coletivas; a ampliação dos cuidados com a saúde; o desenvolvimento pessoal; o desenvolvimento educacional e o desenvolvimento profissional. Transformando essas percepções em números, o IDIS apresentou os seguintes dados:  

9 a cada 10 responsáveis adotaram hábitos de alimentação mais saudáveis  

8 a cada 10 crianças aumentaram sua nota na escola 

8 a cada 10 crianças perceberam melhoras na saúde em geral 

8 a cada 10 responsáveis estão participando mais das atividades dos filhos(as) atendidos  

8 a cada 10 mulheres do GAF aumentaram seus conhecimentos sobre a saúde e higiene bucal 

7 em cada 10 mulheres do GAF estão participando de mais espaços de discussão 

7 a cada 10 adolescentes se sentem mais empoderados acerca da desigualdade de gênero e de cor/raça 

7 em cada 10 adolescentes estão mais atuantes em suas comunidades 

Esses números expressam o que se pratica cotidianamente na EC Arari: a inclusão social por meio do desenvolvimento integral, assegurando a garantia de direitos e a formação social de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. Esse é o objetivo que tem sido conquistado diariamente, graças também ao apoio de parceiros, ao longos dos 10 anos de atuação.  

Colaboradora da EC Arari há 10 anos, Joana Pereira compartilha sua experiência na instituição, onde está desde o inicio das atividades: 

 

Para mim, a Estação representou, primeiramente, sobrevivência. Eu não tinha emprego e quando abriu essa porta para uma pessoa como eu, que não sabia ler e escrever, foi gratificante. E é na Estação que estou aprendendo a ler e escrever com a oportunidade que me deram através da professora Dalvana. Tenho um apego com cada espaço, pois vi a estação crescer, colocar cada tijolinho. Tenho respeito e carinho pelos meus colegas de trabalho como retribuição ao cuidado e dedicação que todos aqui tem comigo. 

 

A EC Arari possui um significado especial para cada um, que ao mesmo tempo são responsáveis pelo sucesso da organização. Por isso, agradece a todos os parceiros, amigos, colaboradores, mantenedores, famílias e comunidade em geral por estarem presentes e ativos em prol da garantia de direitos. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support