Centenário de Paulo Freire é celebrado na Estação Conhecimento de Arari

O centenário do educador Paulo Freire, celebrado no mês de setembro, ganhou relevância nas ações desenvolvidas pelos educadores na EC Arari neste mês. O pernambucano nascido em 9 de setembro de 1921 completaria 100 anos e deixou um legado de mais de 15 livros publicados compilando ideias sobre política, prática pedagógica, alfabetização, educação popular e outros temas.

Aspectos como o olhar para o aprendiz, a autenticidade, o ato revolucionário de ensinar, a liberdade e a afetividade caracterizam as obras freirianas e estiveram presentes no cotidiano da EC Arari no “I Colóquio Paulo Freire” realizado com educadores, buscando promover momentos de estudos e reflexões em grupo sobre a obra “Pedagogia da Autonomia”.

 

No mês foi realizado ainda, em formato remoto, a roda de conversa “O tema gerador como metodologia na produção de um saber interdisciplinar” com a professora Heloisa Cardoso – pedagoga e mestra em desenvolvimento humano: formação, políticas e práticas Sociais – onde discutiu-se conceitos e metodologias relacionados aos temas integradores e como estes se potencializam em trabalhos interdisciplinares.

Em 2012, Freire foi condecorado patrono da educação brasileira em reconhecimento a sua proposta de educação significativa, libertadora e consciente, centrando o processo no educando e na troca entre este e o educador. O célebre filósofo é referência para o modelo de educação adotado na Estação Conhecimento de Arari. As publicações de Paulo Freire no campo das ciências humanas e sociais tiveram sua relevância reconhecida no mundo todo, tendo recebido diversos títulos e prêmios, servindo de inspiração atemporal.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support