Conscientização e prevenção ao suicídio são temas de rodas de conversa na EC Arari

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, organizam nacionalmente a campanha intitulada Setembro Amarelo, objetivando prevenir e reduzir os números de suicídio no país.

A campanha cresceu e recebe apoio de toda a sociedade, se fazendo presente em inúmeros municípios brasileiros. Por isso, a Estação Conhecimento de Arari realizou ações de conscientização e prevenção voltadas para seus colaboradores e profissionais convidados do Centro de atenção psicossocial (CAPS) de Arari.

A primeira roda de conversa, realizada em 16 de setembro, contou com a mediação da psicóloga Nadya Pereira e do médico Leonaldo Bastos, ambos colaboradores da EC Arari, abordando aspectos como: o que é a campanha; o que é o suicídio; fatores de risco; medidas preventivas; acolhimento e serviços de apoio, dentre outros. Mais tarde, em 22 de setembro, o psiquiatra do CAPS do município de Arari, Leandro Trovão, conduziu a roda de conversa “Agir para salvar vidas”, abordando a ideação suicida na perspectiva cognitiva e comportamental, bem como a prevenção e os serviços disponíveis na rede municipal.

 

As rodas de conversa possuem a intencionalidade educativa e promovem espaços de diálogo e reflexão entre os educadores, pretendendo com isso, que se tornem replicadores das ações de prevenção e acolhimento para as crianças e adolescentes atendidos pela organização, bem como para a sociedade em geral.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support