Conheça o Núcleo de Permacultura da EC Arari. Um espaço voltado para o desenvolvimento e aplicação de soluções de baixo custo no campo!

Apresentamos hoje o Núcleo de Permacultura, um espaço na Estação Conhecimento de Arari/MA, que a Mandu está operando desde março/21. O Núcleo é destinado para desenvolvimento e aplicação de soluções de Permacultura. As tecnologias desenvolvidas são chamadas tecnologias sociais, que são soluções de baixo custo e adequadas às demandas locais, podendo ser replicadas nas comunidades rurais e assim contribuir para a segurança alimentar e nutricional e para a prosperidade no campo. 

E como a Permacultura pode ajudar nisso? A palavra Permacultura diz respeito a Cultura da Permanência. Isto é, é uma abordagem de habitar o território de forma a torna-lo o mais saudável e sustentável possível.

A Permacultura se baseia em 3 princípios: cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilha justa.

Suas práticas não se restringem à agricultura, mas abrangem saneamento, construção, relações sociais, organizações de grupos. Na prática, a permacultura busca observar os padrões da natureza e reproduzi-los no território em práticas de manejo orgânico e agroecológico. Cada elemento (ex horta, galinheiro, açudes) tem sua função, servindo a um propósito, e existem fluxos e trocas entre esses elementos. Dessa forma, os resíduos gerados também são reaproveitados como insumos.

O Núcleo tem 50 hectares, dos quais metade são cultiváveis, divididos em cinco Zonas de Produção, com cerca de 30 tecnologias. São hortas, galinheiro, patário, compostagem, casa de sementes, viveiro de mudas, açudes, leiras de cultivos, colméias de abelhas, agrofloresta, sisteminha da EMBRAPA, dentre outros, que habitam o espaço.

Atualmente, o Núcleo está trabalhando em revigorar as tecnologias e planejar quais novas serão implementadas, buscando tornar-se um centro referência em produção e difusão de conhecimento sobre práticas de agricultura sustentável. Plantio de novas sementes e mudas, aquisições de novos animais, cuidado com as hortas e cultivos, aquisição de novos equipamentos, preparação do solo: tudo isso para receber o público local!

Quer saber mais sobre Permacultura e acompanhar os trabalhos do Núcleo? Fique atento aos próximos posts 😉

 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support