Projeto Estação Jovem realiza seminário “Diz aí Juventude rural”

Durante os meses de Julho e Agosto a Estação Conhecimento de Arari, por meio do Projeto Estação Jovem, estará realizando o Seminário “Diz aí Juventude rural” – inspirado na série de vídeos homônimos produzidos pelo Canal Futura – que retrata a vivência das juventudes do campo.  O seminário é mais uma ação idealizada pelo projeto Estação Jovem no intuito de fomentar a discussão acerca das juventudes, capacitando profissionais para o trabalho com esse público.

“Estação Jovem” é o projeto da EC Arari voltado para as juventudes, que envolve não só os atendidos da organização, mas qualquer jovem na faixa etária de 15 a 29 anos do território de Arari, Miranda do Norte e Vitória do Mearim. Promove formações para educadores, oficinas para jovens nos eixos temáticos projeto de vida, participação Social e saúde. Ainda, faz parte de seu cronograma a promoção de vivências e experimentações em grupos.

“Juventudes” é um termo adotado pelo projeto e que vem sendo trabalhado de diversas formas. O plural, nessa palavra, remete à diversidade de fatores que podem influenciar as experiências vividas em tal período do desenvolvimento humano: cultura, família, sexualidade, laços sociais, escola, profissão, gênero, etc., são importantes marcadores que resultam nas juventudes espalhadas pelo mundo. Inspirado nessa ideia, surgiu o seminário que coloca em foco as juventudes do contexto rural.

A série produzida no ano de 2010 aborda em 5 vídeos temas relevantes que aparecem na trajetória de jovens de diversas regiões rurais do país. São pautas dos vídeos: educação no campo, geração de renda e sustentabilidade, identidade do jovem rural e organização no campo. No seminário da EC Arari, cada vídeo é abordado em um encontro, além da utilização de outros recursos complementares para mediação do tema.

A realidade do jovem no campo é comum à EC Arari, considerando seu público atendido e sua localização, no entanto, olhar as questões levantadas nos vídeos pela perspectiva social e política ampliam ainda mais a bagagem dos educadores participantes do seminário.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support