Projeto Arari do Verso à Prosa incentiva a leitura a partir da criação de clubes

“Arari do Verso à Prosa” é o nome dado ao projeto da Estação Conhecimento de Arari que incentiva a produção literária e a capacidade leitora. Criado nos primeiros meses de 2021, o projeto tem um trajeto bem delineado rumo ao despertar do interesse pela leitura, com um cronograma que inclui aquisição de acervo, acesso a biblioteca virtual garantido, formações em mediação de leitura, rodas de conversa com autores e ainda a criação de clubes de leitura.

 As ações citadas são voltadas para diversos públicos – desde crianças, adolescentes e famílias atendidas pela EC Arari, passando pelos colaboradores da própria organização, chegando até educadores da rede municipal de educação de Arari – que no mês de Julho passaram a compor cinco clubes de leitura criados pelo projeto. O desafio de cada clube é realizar encontro semanal para comentar a leitura da obra que está sendo desbrava pelo grupo. Torto Arado (Itamar Vieira Júnior); Quatro Estações de Morte (Regina Drummond e Rosana Rios); Ali Baba e os quarenta ladrões (Tatiana Belink); Gato de botas (Charles Perrault); Memórias de um burro (Condessa de Ségur), são os títulos que estão sendo apreciados pelos clubes, no momento.

Os encontros acontecem via plataforma virtual e possibilitam a socialização das pessoas envolvidas, além de despertar o gosto pela literatura, especialmente nos adultos, que acabam por ter o hábito adormecido devido os afazeres do cotidiano. A diretora pedagógica Leoana Oliveira relatou suas impressões: 

 

Gostei muito do espaço e do modo dinâmico em que foi conduzido o momento. Estou ansiosa para participar dos
próximos encontros, pois me senti bastante motivada.

(Leoana Oliveira – Membro do clube de leitura Torto Arado)

O incentivo a leitura também saiu das telas de videoconferência e visitou colaboradores na EC Arari para um momento de roda de leitura, mediada pela educadora Dalvana Dutra. Colaboradores da EC Arari deixaram seus depoimentos sobre o momento:.

Achei bom porque estávamos juntos. A leitura foi muito boa, me fez viajar pelas minhas memórias.

(Joana Francisca Santos – Auxiliar de serviços gerais)

 

Gostei muito! Foi algo diferente, a equipe de manutenção nunca tinha tido essa oportunidade. Me senti incluído e espero que tenha mais vezes.

 

(Roberto sena – Auxiliar de serviços gerais)

Esse momento também fez parte do Projeto Arari do Verso à prosa, visando disseminar o interesse pela leitura àqueles que possuem alguma dificuldade, como de alfabetização e letramento, acesso à internet e outras. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support