“Encontro com as famílias” realizado em formato remoto pela EC Arari

O Encontro de famílias faz parte do calendário anual da EC Arari, com uma programação de quatro encontros no decorrer do ano. Trata-se de uma forma de estreitar laços com as famílias, de convocá-las para o compartilhamento de responsabilidades e apoiá-las no desenvolvimento socioeducativo das crianças e adolescentes.

Com a suspensão de atividades presenciais, a família tornou-se uma parceira ainda mais especial para a EC Arari, já que além de seu papel original ganhou mais um: mediadora da relação educando e EC Arari, onde realiza presencialmente o que antes era desenvolvido no espaço da EC. Portanto, a família está sendo peça fundamental para os educadores e equipe multidisciplinar.

Como tantas outras ações da Organização, o Encontro de famílias também passou por adaptações e teve sua metodologia reinventada. Assim, do dia 4 de Junho até 2 de Julho estarão sendo realizados encontros semanais com esse público, por plataforma virtual.

As famílias foram divididas levando em conta a faixa-etária dos atendidos, conforme os agrupamentos trabalhados na EC Arari: 4 a 6 anos – semear, 7 a 10 anos – germinar, 11 a 15 anos – desenvolver e 15 a 18 – florescer. Foram ao todo cinco conferências, visto que uma das faixas etárias foi dividida em duas datas devido ao maior quantitativo do grupo.

Cada momento foi cuidadosamente planejado pelos educadores e equipe multidisciplinar, priorizando o modelo participativo e temas centrais, como: Por que entregamos kits alimentícios; Por que produzimos práticas pedagógicas; e Qual o papel da família nesse momento?

Embora considerando as dificuldades de acesso à internet do público, persistir na realização dos encontros foi também persistir na manutenção do vínculo afetivo com e entre as famílias. A ocasião foi sistematizada para o compartilhamento de responsabilidades e informações essenciais, mas principalmente pensando na garantia de direitos das crianças e adolescentes atendidos.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support