Estação Junina acontece em formato virtual pela primeira vez

A Estação Conhecimento de Arari adaptou mais um elemento de seu calendário às condições da pandemia. Foi a vez de realizar um evento junino de forma completamente remota, buscando manter e apoiar as tradições culturais do mês de Junho.

Chamado de “Estação Junina”, o evento anual da EC Arari para celebrar o São João – Período marcante no calendário cultural maranhense – chegou a sua 5° edição vestindo uma roupagem diferente. Há dois anos perpassando pela pandemia, a festividade precisou ser reinventada, e assim, entre os dias 22 e 24 de junho exibiu sua programação pela plataforma Google meet.

O público foi reunido para assistir a um verdadeiro show de danças típicas e também oficinas ligadas ao tema. Grupos típicos de Arari tiveram suas apresentações gravadas especialmente para o Estação Junina, dentre eles o Bumba meu boi “Boi bonito de Arari” e a dança portuguesa Estrelas de Lisboa. Para manter o clima de arraial, além das danças, tiveram também oficina de maquiagem, oficina culinária de comidas típicas e ateliê para produção de instrumentos da Capoeira, desenvolvidos pelos grupos culturais de Arari Garras, Gypse e a Organização Social MOPS (Movimento Popular de Saúde).

 

“O evento foi incrível por trazer não só as apresentações em si, mas também por terem se preocupado em contextualizar os aspectos culturais envolvidos em cada apresentação.  Achei válido convidar como atração pessoas da terra, que trabalham na cultura desde sempre. Sem falar da importância de continuar disseminando a cultura maranhense, mesmo de forma remota […] em um período como este que estamos vivendo, a cultura traz carinho, aconchego e desperta a paixão pelo São João que nos deixa arrepiados” (Nizia Fernandes – Coordenadora administrativa da EC Arari).

 

O arraial virtual foi aberto ao público, como forma de manter viva a tradição e amenizar a saudade. Funcionou ainda como suporte aos grupos culturais que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia, fortalecendo e valorizando a cultura local.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support